Seja torcedor!

terça-feira, 28 de junho de 2011

CONFIRA A SINOPSE DO CARNAVAL DE 2012: "MISTÉRIOS E MAGIA NO SERENO DA NOITE"

SINOPSE

A relação do homem com a natureza, criou um fascínio em entender tudo aquilo que torna-seinexplicável. Com os índios não foi diferente.
 
Conta-se que nas terras dos índios, era sempre dia, como sempre estava claro, os homens não paravam de trabalhar. O Sol seguia firme sempre de leste a oeste voltando ao seu lugar inicial leste. Um dia, Tupã, aquele que controlava tudo, resolveu caçar mais distante. Um guerreiro, curioso e encantado pela luz do Sol, o tocou para saber como funcionava, essa atitude fez com que o frágil Sol se quebrasse em milhões de caquinhos, deixando de fornecer luz e calor para todas as aldeias, reinando assim as trevas.
 
Sobre a ira de tupã, o jovem guerreiro foi transformado em um animal, que tinha as mãos douradas com o Sol. E deu-se o nome àquele bicho de acaquinho-de-mão-d'ouro. Ao refazer o Sol, Tupã não conseguiu fazer com que ele funciona-se da mesma forma que antes, o Sol só ia ao poente e não conseguia voltar.

Visto que aquilo não estava certo, criou a Lua e as estrelas para iluminarem as trevas, criando assim a noite.
 
Lua que clareia o mundo
Que clareia céu e mar...

Ao nascer cheia, a Lua, personagem de poemas, que já deu seu nome a filmes e romances... Lua dos amantes, Lua dos sonhos... Mas o que não muita gente sabe, é a ligação que este astro tem com as mulheres. Cheia de misticismo, a Lua, em sua forma feminina carrega uma inexplicável força, capaz de mover as mares e influenciar nas gestações, adorada por guerreiras nos cultos pagãos, na mitologia grega e entre outros povos, é a grande protagonista iluminando as noites e testemunhando rituais de magia.
 
E nesse clima de magia, Corujas, Gatos, Lobos e Mariposas, entre outros animais, aparecem sorrateiramente em busca de alimentos, Iluminados pela luz do luar, ao contrario de outros animais, Formam um reino animal noturno, enriquecendo a fauna e dando seqüência a vida, deixando rastros nessa noite que não tem mais fim.
 
Noites de arrepiar
 
Os pavores que assombram as trevas, produzindo ruídos que alimentam ainda mais as histórias de terror. Demônios saem a noite para amedrontar, ou apenas serem coadjuvantes de uma história de terror, a mula corre solta, com chamas no lugar de sua cabeça, o lobisomem uiva, um som profundo e agudo que entra pela calada na noite.
 
Quando escurece de fato, crescem os segredos que cercam a noite. O silêncio engole a madrugada e o vento sorrateiro traz das profundezas casos e histórias de arrepiar. Sob a luz de velas, o coração bate mais forte, no castelo medieval cenário propicio para uma história de terror. Bruxas, assombrações e vampiros, tornam a noite sombria e apavorante.
 
Noites felizes...
 
As noites são também momentos de festejo, que expressam inúmeras fantasias e desejos a serem realizados. Jantares de gala, banquetes, onde todo requinte e pompa fazem-se presentes, não podendo faltar: Pratarias, louças e lustres compondo um belo cenário. Nesse embalo de festa, olho para o céu e vejo um balão, viva São João, com fogueira, bandeirinhas, sinal de uma típica noite de festejo na roça. Com champanhe o réveillon simboliza a renovação e o despertar para o novo, deixando a noite iluminada pela queima de fogos de artifício fazendo-se completa a celebração.
 
A noite de festa mais esperada no mundo, a noite da véspera de natal, festejado desde o séc. IV comemora-se o nascimento de Jesus cristo, nos dias atuais, uma das figuras mais lembradas é a do Papai Noel sentado em seu trenó carregado por renas voadoras levando felicidade a todos os lares na véspera de natal, estampando um sorriso no rosto de cada criança, celebrando a família e o amor ao próximo.
 
A magia das noites cariocas

È chegada a noite, o fim de semana guarda um momento de confraternização. São jovens de tribos diferentes dividindo o mesmo espaço, isso é a Lapa, reduto boêmio das noites cariocas, palco do velho malandro que por diversas vezes encontrou sua cabrocha para dançar uma gafieira.
 
De bar em bar, embarco na melodia apreciando a poesia que entoa noite a dentro, peço ao garçom uma cerveja, para esquecer a magoas e relaxar, sair do mundo real e ir de encontro com a magia da noite, onde encontros e desencontros acontecem e casos são selados.
 
Há quem viva da noite, trabalhadores que fazem da noite o seu ganho ou o seu modo de viver, artistas, músicos, motoristas prostitutas... Embalados na poesia fazem da noite uma grande sinfonia, e como diz o ditado: "A noite é uma criança”.
 
Embarque na Magia do sereno da noite.

Pesquisa e texto:
Thiago Avhis & Alexandre Getulio.
 
Carnavalescos:
Adilson Pinto & Rodrigo Mello

terça-feira, 21 de junho de 2011

ATENÇÃO COMPOSITORES: DEFINIDA A DATA DE ENTREGA DA SINOPSE

A diretoria do G.R.E.S. Sereno de Campo Grande e o presidente da ala de compositores "Galego", informam a todos os interessados no concurso de sambas-enredo para o carnaval de 2012, que a entrega da sinopse será na próxima terça-feira (28) às 20h na quadra da escola. Na ocasião os carnavalescos Adilson Pinto e Rodrigo Melo fará uma palestra apresentando o enredo aos interessados durante a reunião da direção de carnaval com todos os segmentos.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

DAVID LIMA SERÁ MAIS UMA VEZ O RESPONSÁVEL PELA COMISSÃO DE FRENTE

Na última terça-feira (7) foi realizada mais uma reunião entre a diretoria e todos os segmentos do G.R.E.S. Sereno de Campo Grande, onde foram discutidos diversos assuntos e entendimentos visando o carnaval de 2012. Vários seguimentos como a galeria de velha-guarda entre diretores, componentes e pessoas ligadas a comunidade compareceram em grande número na quadra da escola. Os sorrisos estavam estampados no rosto de cada torcedor da escola azul e branco da zona oeste. Motivo: Após muitas expeculações e vários convites de outras agremiações o coreógrafo da comissão de frente David Lima, prêmio de melhor comissão em 2006 na Intendente Magalhães, prêmio S@mba-net em 2008 e melhor coreógrafo profissional no prêmio Plumas & Paetês 2010, prêmio de melhor comissão de frente 2011 do site "Bateria nota 10" e notas máximas no quesito, renovou seu contrato para o carnaval de 2012, não fugindo as suas origens. Segundo ele, que não escondeu as propostas recebidas de outras agremiações após o sucesso do carnaval de 2011 ao presidente Nelson Rodrigues Chaves, a conversa chegou a um acordo e um reajuste significativo do seu contrato, deixando o coreógrafo muito mais satisfeito e valorizado.


Em entrevista ele disse: - "Estou muito feliz por permanecer no Sereno de Campo Grande. Estou a frente desta comissão de frente a 6 anos e foram trabalhos realizados com muita competência, responsabilidade e reconhecimento. Tenho um relacionamento muito bom com todos da agremiação e gosto muito desta comunidade. Agradeço ao presidente Nelson, ao diretor de carnaval Nelsinho filho, pela confiança e pela valorização deste novo contrato que se inicia. Fico muito agradecido por todos os convites recebidos, mas o Sereno é a minha casa!", discursou David que também faz parte da comissão de carnaval.

Após a assinatura do contrato foi a vez do presidente falar sobre o coreógrafo: - "Fico feliz em ter o David Lima mais um ano em nossa escola pois ele é um profissional competente no que faz e além da comissão ele nos ajuda com outros setores da escola. Do Sereno ele só sai quando ele quiser!", disse Nelson Rodrigues Chaves.

SERENO DE CAMPO GRANDE DIVULGA OS NOMES DO 1º CASAL DE MS/PB

Ele se chama Roberto Vinicius. Começou sua tragetória na escola de samba mirim, Infantes do Lins, passou por Boi da Ilha do Governador, Império da Tijuca, Inocentes de Belford Roxo, Portela, Paraíso do Tuiuti e Caprichosos de Pilares. No carnaval de 2008 defendendo as cores azul e branco do Sereno de Campo Grande, foi o único mestre-sala do grupo de acesso "B" a obter notas máximas de todos os jurados.
Ela é Gizele Pérola. Por alguns anos defendeu o pavilhão da verde e branco da Acadêmicos de Santa Cruz. Foi anunciada porta-bandeira do Sereno no ano passado e fez vários ensaios visando o carnaval de 2011 mas não pode desfilar por causa de uma gravidez. Após a reunião do dia 7 de junho, o presidente Nelson Rodrigues Chaves anunciou a união do casal confiante no trabalho que será realizado para trazer as notas máximas do quesito no próximo carnaval.

O casal será apresentado a comunidade na próxima feijoada da Coruja no mês de Julho.

- "Assim que terminou o carnaval, recebi o convite do presidente Nelson para retornar a escola e formar o par com a porta-bandeira Gizelle. Estou muito feliz em retornar a esta escola tão simpática e querida, e acredito que faremos um excelente desfile para ajudar a Sereno a conquista a tão almejada ascensão ao grupo A.", disse Roberto Vinicius.


Foto de Vinícius: S@mba-net
Foto de Gizele: Rodney de Figueiredo